Fisioterapia do Trabalho
- Bianca P. Moreira Leal
- 16 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Bom dia queridos leitores,
Hoje vou esclarecer e falar um pouco sobre a Fisioterapia do Trabalho que é uma especialidade da Fisioterapia, assim como a Ergonomia, sendo reconhecido pelo nosso Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o COFFITO.
No post passado falei um pouco sobre Ergonomia, a qual avalia os locais de trabalho e tenta adaptar e/ou planejar um ambiente com conforto onde o trabalhador se sinta bem e feliz.
Na fisioterapia do trabalho o pensamento de conforto e prevenção permanecem, porém o olhar é um pouco diferenciado. Nós fisioterapeutas temos um olhar muito refinado para o movimento com base nas matérias de anatomia, biomecânica, cinesiologia e cinesioterapia estudadas na faculdade. É esse olhar que o fisioterapeuta utiliza para avaliar quais são as posturas e movimentos lesivos durante uma jornada de trabalho.
Na prática do trabalho, no dia-a-dia, podemos observar claramente como nosso estudo aprofundado sobre o movimento pode fazer a diferença num momento de implantação de algum maquinário ou modificação de layout de um escritório, por exemplo, uma empresa precisa implantar uma bancada para produção de parafusos. Enquanto outros profissionais com base em ergonomia podem olhar o conforto e vê se altura da bancada está compatível com a altura de quem irá utilizá-la, nós fisioterapeutas do trabalho olhamos se a altura da bancada está ideal para aquele operador e caso não esteja quais os problemas podem ser ocasionados a curto, médio e longo prazo. Sabendo qual lesão poderá acometer aquele trabalhador caso a altura da bancada continue alta, podemos adaptar aquele posto de trabalho para ele, prepará-lo para o trabalho e treina-lo para que não se machuque ou se possível colocar a bancada na altura ideal.
O fisioterapeuta ergonomista é diferenciado por isso, ele vê o problema, sabe como resolver, e caso não aconteça nenhuma intervenção, sabe e imagina quais os problemas podem vir acontecer. Nesse caso ele pode alertar a empresa dos problemas futuros que ela poderá passar.
Existem uma associação que corre atrás dos nossos direitos, a ABRAFIT - Associação Brasileira de Fisioterapia do trabalho e que está organizando o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho. Esse evento acontecerá em Florianópolis de 29 de Outubro à 01 de Novembro de 2015. Vale a pena conferir novidades e acompanhar a programação desse congresso no site http://abrafit.fst.br/

Ficou com dúvida? Quer esclarecer algum pensamento? Falar mais sobre esse assunto?
Pode enviar uma mensagem para mim nesse campo logo abaixo que estarei a disposição para conversar e tirar todas as suas dúvidas.
Até breve!
Comments